Por Claudia Lima
Quando uma criança nasce, ela recebe, ainda na maternidade, uma carteira de vacinação, onde aparecem alguns dados importantes do seu nascimento. Eles servem para identificá-la, manter informações de seu crescimento e estado de saúde, e registrar as vacinas que deverá tomar e as doses que já recebeu.
Esse procedimento não está ocorrendo em um hospital e maternidade de Mirassol D’Oeste, onde dezenas de crianças de São José dos Quatro Marcos nascem e não recebem a carteirinha de vacinação, como relatou o avô de uma criança recém-nascida. “Minha esposa teve bebê no hospital em Mirassol D’Oeste, e ao sair da maternidade foi informada que não tinha caderneta de vacinação, e entregaram um papel impresso com os dados do bebê”. Afirmou.
O presidente da Câmara de São José dos Quatro Marcos, vereador Renilson Senhorinho, entrou em contato com uma funcionária do Escritório Regional de Saúde de Cáceres, que relatou ter encaminhado em fevereiro deste ano, 410 carteirinhas de vacinação a secretaria de saúde Mirassol D’Oeste. Segundo a funcionária do polo de saúde de Cáceres as distribuições destas carteirinhas são feitas com base em números de ocorrência de nascimento.
O presidente da Câmara de São José dos Quatro Marcos, vereador Renilson Senhorinho, esteve em Mirassol D’Oeste, no hospital maternidade e na secretaria de saúde do município de Mirassol D’Oeste, questionando o transtorno ocorrido pôs os nascimentos dos bebes.
A Secretária de Saúde de Mirassol D’Oeste, Sandra Horn, atestou ao parlamentar não ter localizado as carteirinhas de vacinação e está aguardando o envio de novas remessas pela coordenadoria da Vigilância Epidemiológica de Cáceres para solucionar o impasse.
O hospital e maternidade afirmou ter realizado todos os procedimentos junto a Secretaria de Saúde de Mirassol D’Oeste para a aquisição das carteirinhas de vacinação. O hospital informou ainda que as carteirinhas de vacinação são distribuídas gratuitamente pelo Governo Federal.
O vereador assegurou que ainda aguarda um posicionamento da Secretaria de Saude de Mirassol D’Oeste. Segundo o parlamentar caso não haja solução no impasse terá uma reunião com a promotora de justiça de São José dos Quatro Marcos.